O encontro da álgebra e da geometria nas obras de Descartes e Hilbert
Keywords:
Descarte, HilberteAbstract
A Geometria apareceu pela primeira vez, em 1637, como um dos três apêndices da obra Discurso do Método. Nela, o autor apresentava o germe para a criação da Geometria Analítica (SILVA, 1993). No livro I de Geometria, Descartes mostrou como operar com segmentos, isto é, como aplicar as operações elementares da Aritmética à Geometria, mostrando, por exemplo, por meio de construçõesgeométricas, como multiplicar, dividir e extrair a raiz quadrada de segmentos. A partir daí, representou linhas por letras. Utilizou as últimas letras do alfabeto (x, y e z) para as linhas desconhecidas e as letras iniciais para as linhas conhecidas.
Downloads
References
ARAUJO, C. Operações com segmentos segundo David Hilbert. Revista do Professor de Matemática. Rio de Janeiro, SBM, n. 42. p. 11 - 14, 1º quadrimestre, 2000.
DESCARTES, R. Géométrie. In: COMTE, Auguste. La Géométrie Analytique d'Auguste Comte. Rio de Janeiro: Louis Bahl Livraire, Paris e F. Briguiet Livraria, 1894.
HILBERT, D. Fundamentos de la Geometria. Tradução de Francisco Cebrian. Madrid: Instituto Jorge Juan, 1953.
SILVA, C. O desenvolvimento da Geometria Analítica e a influência de Descartes e Euler na obra de Auguste Comte. Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática, Curitiba, v. 14, n. 1/2, 1993. p. 51-77.
STEWART, I. Os problemas da Matemática. Lisboa: Ciência Aberta, Gradiva, 1995.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 92 PDF (Português (Brasil)) downloads: 176
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni, Circe Mary Silva da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.