ESCOLHENDO “ISSO E AQUILO” COM DESCARTES TAREFAS PARA O ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
História da Matemática, Geometria Analítica, Descartes, Ensino MédioResumo
Este trabalho propõe tarefas de matemática para alunos do Ensino Médio com base na leitura de “A Geometria”, de Descartes. São exercícios, problemas, explorações ou investigações que fazem uso didático da história para tratamento de conceitos e processos matemáticos, em particular aqueles ligados à correspondência entre expressões algébricas e representações geométricas. Toma-se por ponto de partida a leitura em português do primeiro livro de “A Geometria”, segundo a compreensão de que o contato com tratados históricos, ainda que desafiador, é também gratificante. Embora a abordagem cartesiana possa causar estranhamento à primeira vista, as tarefas levam à aplicação de propriedades familiares ao aluno, como razão de semelhança de triângulos, a fórmula resolutiva da equação de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. Especialmente, as atividades exploram a noção de que os problemas colocados por Descartes podem ser enfrentados de diferentes maneiras, a partir da escolha de diferentes parâmetros e variáveis. Pretende-se que a perspectiva histórica tenha o condão não apenas de motivar o aluno, mas de conferir um significado mais profundo às noções matemáticas desenvolvidas nesta etapa escolar.
Downloads
Referências
BOYER, C. B.; MERZBACH, U. C. A history of mathematics. 3 ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2011.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DESCARTES, R. Discours de la méthode pour bien conduire sa raison et chercher la vérité dans les sciences, plus la dioptrique, les météores et la géométrie qui sont des essais de cette méthode. Leiden: Jan Maire, 1637. .
FURINGHETTI, F. Rethinking history and epistemology in mathematics education. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 51, n. 6, p. 967-994, 2020. .
HODGKIN, L. A history of mathematics: from Mesopotamia to modernity. Oxford: Oxford University Press, 2005.
JAHNKE H. N.; ARCAVI, A.; BARBIN, E.; BEKKEN, O.; FURINGHETTI, F.; EL IDRISSI, A. The use of original sources in the mathematics classroom. In: FAUVEL J., VAN MAANEN J. (eds.) History in mathematics education: The ICMI study. Dordrecht: Springer, 2002. p. 291-328. .
NERY, Chico. A geometria analítica no ensino médio. Revista do Professor de Matemática, v. 67, 3º quadrimestre, 2008. .
PONTE, J. P. de. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTES, J. P. (org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 13-27. (Encontros de Educação).
RAMOS, J. P. dos S. A Geometria. Campinas: Cadernos de História e Filosofia da Ciência, v. 19, n. 2, p. 221-249, 2009.
ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2012.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 230 PDF downloads: 190
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniel Jelin, Antonio Luís Venezuela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.