O USO DO ASTROLÁBIO NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA UMA EXEPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mariana Soriano mariana_soriano7@hotmail.com
    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Patricya Bendia Inácio da Silva patricyabendia@gmail.com
    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Fernanda Damasceno fbdamaasceno19@gmail.com
    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Instrumentos astronômicos, Trigonometria, História da matemática, Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo trata do uso da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de trigonometria por meio de atividades com instrumentos astronômicos: astrolábio e trigonômero, na perspectiva da História da matemática. Por meio de um estudo bibliográfico e a apresentação de referenciais teóricos, são mostradas as potencialidades pedagógicas do uso da história devido ao seu caráter social e filosófico, características estas que muitas vezes são deixadas de lado nas aulas de Matemática. Nesse cenário, os instrumentos são uma ferramenta para a construção dos conhecimentos trigonométricos e justificativa para o desenvolvimento de estudos desse tema e como esses conhecimentos eram usados na prática. Dessa forma, a História da Matemática permite a ressignificação de conteúdos obsoletos, uma vez que mostra o contexto em que estes conhecimentos e procedimentos foram desenvolvidos e a aplicação destes atualmente. Será apresentada uma proposta pedagógica do uso da História da Matemática para o ensino de trigonometria. Nesse contexto, o trabalho discorre sobre um relato de experiência em uma escola municipal, localizada em Seropédica/RJ, em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental. Conclui-se que utilização da história é mais do que um recurso informativo, a qual possibilita instigar a curiosidade dos alunos e mostrar o contexto de criação destes conceitos, bem como sua aplicabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Soriano, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGEduCIMAT/UFRRJ. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Técnica em Informática pelo CEO. Atua como Professora de Matemática na rede privada de ensino. Membro do Projeto de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - UFRRJ durante os anos de 2020/2021. Atuou como Diretora de Comunicação do Diretório Acadêmico Mercedes Pertsew, também conhecido como Diretório Acadêmico da Matemática - UFRRJ. Atuou como Representante Estudantil do Curso de Graduação em Matemática no Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Crítica, Tecnologia no Ensino da Matemática e Criação de materiais didáticos para o Ensino de Matemática. Atuou no ano de 2017/2018 e 2019 como bolsista, pela CAPES, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Matemática UFRRJ. Além de atuar no ano de 2018 como residente, pela CAPES, no Programa de Residência Pedagógica.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

FIOLHAIS, C.; MARTINS, D. Breve História da Ciência em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.

GIL, R. S. A.; MENDES, I. A. Explorando o círculo trigonométrico. X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2010. Disponivel em: <https://docplayer.com.br/112274942-Explorando-o-circulo-trigonometrico.html>. Acesso em: 07 jan 2021.

KING, D. A. World-maps for finding the direction and distance to Mecca: Innovation and tradition in Islamic Science. Boston: Brill, 1999.

RODRIGUES, F. Astrolábio planisférico Árabe do Século XVII/XVIII do Museu de Angra do Heroísmo: Falso Abd al–A’imma, Volume LXXV, 2017. 179-188.

SAITO, F. Construindo interfazes entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, 2016.

SCHMIDT, G. M.; PRETTO, V.; LEIVAS, J. C. P. História da Matemática como recurso didático-pedagógico para conceitos geométricos. Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 13, n.1, p. 41-57, 2016.

Downloads

Publicado

2021-09-25

Métricas


Visualizações do artigo: 518     PDF downloads: 676

Como Citar

SORIANO, Mariana; BENDIA INÁCIO DA SILVA, Patricya; DAMASCENO, Fernanda. O USO DO ASTROLÁBIO NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA UMA EXEPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/73. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para sala de aula