HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O ENSINO DA RAZÃO ÁUREA: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE
Palavras-chave:
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, RAZÃO ÁUREA, SEQUÊNCIA DE ATIVIDADEResumo
O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade de inserção da História da Matemática para a sala de aula, abordando o ensino do conteúdo Razão Áurea. É válido ressaltar que essa proposta tem o intuito de elucidar que é possível abordar um conteúdo matemático por meio da História da Matemática como um recurso pedagógico.
Downloads
Referências
BELINI, M. M. A razão áurea e sequência de Fibonacci. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo. São Carlos: SP.
BOYER, C. B. História da matemática. 3ª ed. São Paulo: Blucher, 2010.
LIVIO, M. Razão Áurea: a história de Fi, um número surpreendente. Tradução de Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record. 2006.
MENDES I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.
MIGUEL A.; MIORIM M. A. História na Educação Matemática: Propostas e Desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SWETZ, F. J. Learning Activities from the History of Mathematics. Portland: J. Weston Walch Publisher, 1994.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 252 PDF downloads: 243
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ana Caroline Frigéri Barboza, Erica Gambarotto Jardim Bergamin, Lucieli M. Trivizoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.