HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O ENSINO DA RAZÃO ÁUREA: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE
Palavras-chave:
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, RAZÃO ÁUREA, SEQUÊNCIA DE ATIVIDADEResumo
O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade de inserção da História da Matemática para a sala de aula, abordando o ensino do conteúdo Razão Áurea. É válido ressaltar que essa proposta tem o intuito de elucidar que é possível abordar um conteúdo matemático por meio da História da Matemática como um recurso pedagógico.
Downloads
Referências
BELINI, M. M. A razão áurea e sequência de Fibonacci. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo. São Carlos: SP.
BOYER, C. B. História da matemática. 3ª ed. São Paulo: Blucher, 2010.
LIVIO, M. Razão Áurea: a história de Fi, um número surpreendente. Tradução de Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record. 2006.
MENDES I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.
MIGUEL A.; MIORIM M. A. História na Educação Matemática: Propostas e Desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SWETZ, F. J. Learning Activities from the History of Mathematics. Portland: J. Weston Walch Publisher, 1994.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 175
- PDF downloads: 158