HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O ENSINO DA RAZÃO ÁUREA: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE

Autores

  • Ana Caroline Frigéri Barboza UEM
  • Erica Gambarotto Jardim Bergamin Unicesumar
  • Lucieli M. Trivizoli UEM

Palavras-chave:

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, RAZÃO ÁUREA, SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade de inserção da História da Matemática para a sala de aula, abordando o ensino do conteúdo Razão Áurea. É válido ressaltar que essa proposta tem o intuito de elucidar que é possível abordar um conteúdo matemático por meio da História da Matemática como um recurso pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELINI, M. M. A razão áurea e sequência de Fibonacci. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo. São Carlos: SP.

BOYER, C. B. História da matemática. 3ª ed. São Paulo: Blucher, 2010.

LIVIO, M. Razão Áurea: a história de Fi, um número surpreendente. Tradução de Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record. 2006.

MENDES I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.

MIGUEL A.; MIORIM M. A. História na Educação Matemática: Propostas e Desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SWETZ, F. J. Learning Activities from the History of Mathematics. Portland: J. Weston Walch Publisher, 1994.

Downloads

Publicado

2019-11-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 175
  • PDF downloads: 158

Como Citar

FRIGÉRI BARBOZA, Ana Caroline; JARDIM BERGAMIN, Erica Gambarotto; TRIVIZOLI, Lucieli M. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O ENSINO DA RAZÃO ÁUREA: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 9–18, 2019. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/40. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Histórias da Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)