O encontro da álgebra e da geometria nas obras de Descartes e Hilbert
Palavras-chave:
Descarte, HilberteResumo
A Geometria apareceu pela primeira vez, em 1637, como um dos três apêndices da obra Discurso do Método. Nela, o autor apresentava o germe para a criação da Geometria Analítica (SILVA, 1993). No livro I de Geometria, Descartes mostrou como operar com segmentos, isto é, como aplicar as operações elementares da Aritmética à Geometria, mostrando, por exemplo, por meio de construçõesgeométricas, como multiplicar, dividir e extrair a raiz quadrada de segmentos. A partir daí, representou linhas por letras. Utilizou as últimas letras do alfabeto (x, y e z) para as linhas desconhecidas e as letras iniciais para as linhas conhecidas.
Downloads
Referências
ARAUJO, C. Operações com segmentos segundo David Hilbert. Revista do Professor de Matemática. Rio de Janeiro, SBM, n. 42. p. 11 - 14, 1º quadrimestre, 2000.
DESCARTES, R. Géométrie. In: COMTE, Auguste. La Géométrie Analytique d'Auguste Comte. Rio de Janeiro: Louis Bahl Livraire, Paris e F. Briguiet Livraria, 1894.
HILBERT, D. Fundamentos de la Geometria. Tradução de Francisco Cebrian. Madrid: Instituto Jorge Juan, 1953.
SILVA, C. O desenvolvimento da Geometria Analítica e a influência de Descartes e Euler na obra de Auguste Comte. Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática, Curitiba, v. 14, n. 1/2, 1993. p. 51-77.
STEWART, I. Os problemas da Matemática. Lisboa: Ciência Aberta, Gradiva, 1995.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 92 PDF downloads: 176
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni, Circe Mary Silva da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.