A História da Matemática subsidiando contextos de abordagem para a resolução de problemas: O caso do “truque de Fibonacci”

Autores

  • Tercio Girelli Kill tercio@corrigir.com
    Universidade Federaldo Espírito Santo
  • Andressa Cesana andressa@corrigir.com
    Universidade Federaldo Espírito Santo

Palavras-chave:

truque de Fibonacci, História da Matemática

Resumo

O recurso à história da matemática como forma de potencializar as abordagens didáticas no ambiente escolar,assunto abordado por pesquisadores de várias partes do mundo,serviu de mote para a constituição deste texto, que envolve um matemático medieval, um curioso problema daqueles tempos e o estabelecimento de uma notávelsequência numérica.Os detalhes sobre a trama serão tratados num espaço específico deste texto.Precede uma pequena discussão acerca do uso da história da matemática pelo professorem sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR,M.E.G.de.O número F e a seqüência de Fibonacci.In:A Física na escola.São Paulo,v.5,nº2,out./2004.

BRASIL.MinistériodaEducação.SecretariadeEducaçãoFundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental)

Brasília:MEC,1998.

BROWN,D.O Código da Vinci.Tradução de Celina Cavalcante.Rio de Janeiro: Sextante,2003.

HOGBEN,L.Maravilhas da Matemática.3.ed.Tradução de Paulo Moreira da Silva.Porto Alegre:Globo,1952.

MACHADO,N. J.Ação do Professor: quatro verbos fundamentais. In:Revista Perspectiva.Erechim-RS,v.27,p.7-17,2003.

MENDES, F. M. P. A Matemática na Natureza. 2007. Dissertação (Mestrado em Matemática e Ciências da Natureza).Universidade de Trás-os-Montes e Alto

Douro,Vila Real,2007.

MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivasna aprendizagem.Ed.rev.e aum.São Paulo:Livraria da Física,2009.

MIGUEL,A.;MIORIM,M.A.História na Educação Matemática:propostas e desafios.Belo Horizonte:Autêntica,2004.

Downloads

Publicado

2015-09-15

Métricas


Visualizações do artigo: 109     PDF downloads: 144

Como Citar

GIRELLI KILL, Tercio; CESANA, Andressa. A História da Matemática subsidiando contextos de abordagem para a resolução de problemas: O caso do “truque de Fibonacci”. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 65–72, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/19. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para sala de aula