Matemática e arquitetura: contribuições das obras de Vitruvius expostas em dissertações e teses brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, História da Matemática, Dez Livros de Arquitetura, Levantamento bibliográfico

Resumo

Registros históricos assinalam a arquitetura como um tópico matemático, sendo que matemáticos ocupavam lugares de arquitetos na antiguidade. Nesse sentido, são apresentadas relações entre essas áreas, por exemplo, pela criação de padrões com a utilização de azulejos bidimensionais, construções em formas de figuras geométricas, uso do número de ouro e simetrias comparadas com o corpo humano. Nesse cenário Vitruvius (85aC – 20aC) recebe destaque, ao refletir sobre a utilização de ideias matemáticas na arquitetura por meio dos Dez Livros de Arquitetura. Dessa forma, objetivamos analisar se e o que dissertações e teses brasileiras discorrem sobre Vitruvius e os Dez Livros de Arquitetura. Para tanto, esta investigação de caráter qualitativo se classifica como um levantamento bibliográfico e considera textos de acesso aberto, sobretudo disponíveis em repositórios nacionais, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Dissertações e Teses da Capes. Pudemos mapear quatro pesquisas de mestrado e três em nível de doutorado que abordam aspectos históricos sobre Vitruvius. Essas produções indicam a não convergência sobre datados de Vitruvius e a utilização de conhecimentos de geometria nas obras arquitetônicas.

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Biografia do Autor

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Cursou Ensino Médio Técnico em Móveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar, Santa Rosa). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão, com bolsa do Programa de Licenciaturas (PROLICEN), atuando em pesquisas com enfoque na formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), pesquisando na área de Educação Financeira, estudos aprofundando Álgebra Linear, trabalho de Acompanhamento Pedagógico e monitoria de Cálculo com alunos do CTISM-UFSM. Foi membro coordenador do Diretório Acadêmico do Curso de Matemática da UFSM (2018 - 2019), participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat) e Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas (EMgep). É mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, Rio Claro), com pesquisa voltada a formação de professores de Matemática com relação a Educação Financeira. É doutorando em Educação Matemática pelo mesmo programa. É membro do Grupo de Pesquisas em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). É editor executivo do Bolema (qualis A1 em Ensino e Educação). É representante discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e membro do conselho desse mesmo programa. Atua como professor substituto do Departamento de Matemática da Unesp, Rio Claro/SP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, formação de professores, ensino de Cálculo e Álgebra Linear. (abril 2022).

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graduado em Ciência da Computação pela Unesp, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Unicamp, tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá). Fez pós-doutorado na Universidade de Londres (Inglaterra), é Livre-docente em Educação Matemática pela Unesp. Atualmente é Professor Associado III da Unesp de Rio Claro, Vice-Coordenador Executivo do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3-Unesp), Coordenador Geral da Unesp do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes), Coordenador pedagógico do Curso de Especialização Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias (convênio Unesp-Univesp-CREA-SP), Coordenador de convênios entre a Unesp/Fundunesp e parceiros externos para o oferecimento de cursos em diversos níveis e membro titular da Câmara de EaD/UAB da Abruem. Foi Vice-Chefe de Departamento, Coordenador do Curso de Ciências da Computação, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD-Unesp). É Editor-chefe das Revistas BOLEMA (Boletim de Educação Matemática) e InFor - Inovação e Formação. Coordena um dos projetos Capes-PrInt da Unesp com duas redes de pesquisa internacionais. Tem experiência na área de Informática na Educação, mais especificamente em Educação Matemática e Educação a Distância. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Organizou livro, possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas, entre elas, Consultor do PNLD21-MEC. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso de especialização, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos em diferentes níveis, incluindo um Posdoc. É membro do GPIMEM (Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática) e da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) desde 2003, e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). (março de 2022)

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Publicado

2022-09-22

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Como Citar

HARTMANN, Andrei Luís Berres; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Matemática e arquitetura: contribuições das obras de Vitruvius expostas em dissertações e teses brasileiras. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–9, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/86. Acesso em: 3 dez. 2024.