Matemática e arquitetura: contribuições das obras de Vitruvius expostas em dissertações e teses brasileiras
Palavras-chave:
Educação Matemática, História da Matemática, Dez Livros de Arquitetura, Levantamento bibliográficoResumo
Registros históricos assinalam a arquitetura como um tópico matemático, sendo que matemáticos ocupavam lugares de arquitetos na antiguidade. Nesse sentido, são apresentadas relações entre essas áreas, por exemplo, pela criação de padrões com a utilização de azulejos bidimensionais, construções em formas de figuras geométricas, uso do número de ouro e simetrias comparadas com o corpo humano. Nesse cenário Vitruvius (85aC – 20aC) recebe destaque, ao refletir sobre a utilização de ideias matemáticas na arquitetura por meio dos Dez Livros de Arquitetura. Dessa forma, objetivamos analisar se e o que dissertações e teses brasileiras discorrem sobre Vitruvius e os Dez Livros de Arquitetura. Para tanto, esta investigação de caráter qualitativo se classifica como um levantamento bibliográfico e considera textos de acesso aberto, sobretudo disponíveis em repositórios nacionais, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Dissertações e Teses da Capes. Pudemos mapear quatro pesquisas de mestrado e três em nível de doutorado que abordam aspectos históricos sobre Vitruvius. Essas produções indicam a não convergência sobre datados de Vitruvius e a utilização de conhecimentos de geometria nas obras arquitetônicas.
Downloads
Referências
BORBA, M. de C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. de S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
CALIL, M. G. Astronomia de Vitrúvio e a datação da sua época. 2013. 363 f. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
CALIL, M. G. Analema de Vitruvius: dos relógios solares até o relógio de sol plano horizontal. 2008. 230 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: < https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13383>. Acesso em: 24 abr. 2022.
DUARTE, C. W. G. “Elegância” e “Sutileza” na concepção dos templos dóricos gregos (sécs. V-II a.C.). 2015. 292 f. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
O’CONNOR, J. J.; ROBERTSON, E. F. Matemática e Arquitetura. Mac TutorName. Escola de Matemática e Estatística da Universidade de St Andrews, Escócia. 2002.
O’CONNOR, J. J.; ROBERTSON, E. F. Marco Vitrúvio Pólio. Mac TutorName. Escola de Matemática e Estatística da Universidade de St Andrews, Escócia. 2008.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
LIMA, C. A. B. Ratio Venvstatis: razões da beleza nos livros I e III do De Architectvra de Vitrúvio. 2015. 222 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
LIMA, C. A. B. Destinos da Arquitetura, segundo Vitrúvio. 2020. 256 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
MAFRA, A. V.. O ΚΌΣΜΟΣ NO CORPVS: Vitrúvio e as Estruturas do Universo no Tratado de Arquitetura. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, 2017.
MAUFRAS, M. C. L. Vitruve (0090?-0020? av. J.-C.). Auteur du texte. L'architecture de
Vitruve. Tome 1 / traduction nouvelle par M. Ch.-L. Maufras, 1847.
NOBRE, S. R. A disciplina acadêmica “História da Matemática” na formação de profissionais em matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 14, p. 507-524, 2012.
PASSOS, L. A. P. O Imperador Augusto e a construção do Teatro de Marcelo: espaço físico e espaço político na consagração de um Princeps (séculos I a.C./ I d.C.). 2020. 261 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista - Unesp, Franca, 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 153 PDF downloads: 108
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andrei Luís Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.