Aprendizagem significativa em matemática: contribuições da origem do pi nas medições do círculo
Palabras clave:
Aprendizagem significativa; Educação matemática; História da Matemática; Recursos tecnológicos.Resumen
Este artigo abordou concepções acerca da aprendizagem significativa nas aulas de matemática. O objetivo deste estudo foi contribuir no ensino de matemática através de propostas de atividades destacando o contexto histórico da origem do número π (pi) e de conceitos como o comprimento da circunferência e a área do círculo idealizados por Arquimedes. A justificativa desse trabalho se dá através da inquietação acerca da memorização de fórmulas matemáticas por parte dos estudantes, sem a compreensão das ideias por detrás dos conceitos, ocasionada, muitas vezes, devido à forma como objetos de estudo são lecionados. A questão colocada é: como desenvolver uma aula em que os conhecimentos matemáticos tenham significado para os alunos? Refletir sobre a eficácia dos instrumentos como a História da Matemática e o uso da tecnologia nas aulas de matemática pode ser um caminho para se atingir a aprendizagem significativa nessa disciplina.
Descargas
Citas
ÁVILA, G. Euclides, Geometria e Fundamentos. Revista do Professor de Matemática, n. 45, 2001.. Disponível em: https://rpm.org.br/cdrpm/45/1.htm. Acesso em: 06 ago. 2021
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 ago. 2021.
BAIRRAL, M. A. ; MARQUES, F. J. R. Onde se localizam os pontos notáveis de um triângulo? Futuros professores de matemática interagindo no ambiente vmt com geogebra. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.18, n.1, pp. 111-130, 2016.
CERIGATTO, M. P.; NUNES, A. K. F. O ensino de ciência e a cultura digital: proposta para o combate às fake news no novo ensino médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, 2020.
COLINVAUX, Dominique. Aprendizagem: as questões de sempre, a pesquisa e a docência. Ciência em tela, v.1, nº 1, 2008.
COLL, C. Significado e Sentido na Aprendizagem Escolar. Reflexões em torno do conceito de aprendizagem significativa. IN: ____________ Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002, p. 145 – 159.
DELLAJUSTINA, F. J.; MARTINS, L. C. Poderia Arquimedes ter calculado
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 544 PDF (Português (Brasil)) downloads: 480
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Mariana da Silva Soriano, Márcio de Albuquerque Vianna
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.