Matemática, arte e história: um foco nos dez livros de arquitetura de Vitruvius

Autores/as

Palabras clave:

Educação Matemática, História da Matemática, Dez Livros de Arquitetura, Interdisciplinaridade

Resumen

O estudo de relações históricas entre Matemática e Arquitetura destaca a obra Dez Livros de Arquitetura elaborada por Vitruvius (85aC – 20aC), que pode subsidiar práticas interdisciplinares docentes na Educação Básica, por meio de relações entre Arte, História e Matemática. Logo, no presente artigo, objetivamos apresentar e discutir registros biográficos e históricos sobre Vitruvius e os Dez Livros de Arquitetura. Para tanto, seguimos os pressupostos qualitativos de pesquisa, sendo de caráter documental, a partir de textos de livre acesso, disponíveis em repositórios nacionais e internacionais. Ao analisarmos a constituição das obras de Vitruvius, observamos que discorrem acerca de princípios gerais da Arquitetura (Livro I) até engenharia mecânica e aplicações militares (Livro X). Outrossim, concluímos que os Dez Livros de Arquitetura enfatizam conteúdos matemáticos de geometria e aritmética nos livros, principalmente nos volumes III, VI e IX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Cursou Ensino Médio Técnico em Móveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar, Santa Rosa). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão, com bolsa do Programa de Licenciaturas (PROLICEN), atuando em pesquisas com enfoque na formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), pesquisando na área de Educação Financeira, estudos aprofundando Álgebra Linear, trabalho de Acompanhamento Pedagógico e monitoria de Cálculo com alunos do CTISM-UFSM. Foi membro coordenador do Diretório Acadêmico do Curso de Matemática da UFSM (2018 - 2019), participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat) e Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas (EMgep). É mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, Rio Claro), com pesquisa voltada a formação de professores de Matemática com relação a Educação Financeira. É doutorando em Educação Matemática pelo mesmo programa. É membro do Grupo de Pesquisas em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). É editor executivo do Bolema (qualis A1 em Ensino e Educação). É representante discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e membro do conselho desse mesmo programa. Atua como professor substituto do Departamento de Matemática da Unesp, Rio Claro/SP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, formação de professores, ensino de Cálculo e Álgebra Linear. (abril 2022).

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graduado em Ciência da Computação pela Unesp, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Unicamp, tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá). Fez pós-doutorado na Universidade de Londres (Inglaterra), é Livre-docente em Educação Matemática pela Unesp. Atualmente é Professor Associado III da Unesp de Rio Claro, Vice-Coordenador Executivo do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3-Unesp), Coordenador Geral da Unesp do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes), Coordenador pedagógico do Curso de Especialização Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias (convênio Unesp-Univesp-CREA-SP), Coordenador de convênios entre a Unesp/Fundunesp e parceiros externos para o oferecimento de cursos em diversos níveis e membro titular da Câmara de EaD/UAB da Abruem. Foi Vice-Chefe de Departamento, Coordenador do Curso de Ciências da Computação, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD-Unesp). É Editor-chefe das Revistas BOLEMA (Boletim de Educação Matemática) e InFor - Inovação e Formação. Coordena um dos projetos Capes-PrInt da Unesp com duas redes de pesquisa internacionais. Tem experiência na área de Informática na Educação, mais especificamente em Educação Matemática e Educação a Distância. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Organizou livro, possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas, entre elas, Consultor do PNLD21-MEC. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso de especialização, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos em diferentes níveis, incluindo um Posdoc. É membro do GPIMEM (Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática) e da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) desde 2003, e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). (março de 2022)

Citas

BAIER, Tânia. A educação matemática do arquiteto segundo a visão filosófica de Vitruvius. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, 2020, p. 1-14. Disponível em: < https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22517 >. Acesso em: 24 abr. 2022.

BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

CALABRIA, Angelica Raiz; NOBRE, Sergio Roberto. Sociedade Brasileira de História da Matemática. Uma história de sua criação e as contribuições ao desenvolvimento da área de pesquisa em História da Matemática no Brasil. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 20, n. 40, p. 08-31, 2020. Disponível em: <https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/324>. Acesso em: 24 abr. 2022.

CUNHA, Macsuelber de Cássio Barros da. Vitrúvio e a escrita do De Architectura: um preceituário para um bom construtor. In: VI Seminário de Pesquisa da Pós-graduação em História PUC-GO/UFG, 2013, Goiânia. Anais do VI Seminário de Pesquisa da Pós-graduação em História PUC-GO/UFG, 2013.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. São Paulo: Editora Loyola, 1991.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Coleção formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

O’CONNOR, John J.; ROBERTSON, Edmund F. Matemática e Arquitetura. Mac TutorName. Escola de Matemática e Estatística da Universidade de St Andrews, Escócia. 2002. Disponível em: <https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/HistTopics/Architecture/>. Acesso em: 20 fev. 2022.

O’CONNOR, John J.; ROBERTSON, Edmund F. Marco Vitrúvio Pólio. Mac TutorName. Escola de Matemática e Estatística da Universidade de St Andrews, Escócia. 2008. Disponível em: < https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Vitruvius/>. Acesso em: 20 fev. 2022.

LEÃO, Natália Munaro de. Vitrúvio: a escrita de um arquiteto antigo – século I a.c. Oficina do Historiador, v. 11, n. 2, p. 183-198, 18 dez. 2018. Disponível em: < https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/27055 >. Acesso em: 24 abr. 2022.

Publicado

2022-08-02

Métricas


Visualizações do artigo: 392     PDF (Português (Brasil)) downloads: 356

Cómo citar

HARTMANN, Andrei Luís Berres; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Matemática, arte e história: um foco nos dez livros de arquitetura de Vitruvius. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–9, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/85. Acesso em: 21 nov. 2024.