HOMENAGEM UBIRATAN D’AMBROSIO O MUNDO, A MATEMÁTICA E O PROFESSOR VISTOS POR UBIRATAN D’AMBROSIO

Autores/as

Resumen

Historicamente, a humanidade produziu conhecimentos sem especificar tratar-se de matemática, física, química, biologia, arte, religião, etc. A ênfase dessa produção humanasempre esteve relacionada aos contextos sociocultural e político de quem o produziu, conforme o momento histórico e a necessidade sociocultural. É nessa perspectiva que as ideias de Ubiratan D’Ambrosio emergiram, caracterizando-o como um pioneiro nos estudos matemáticos aplicados à cultura e como um dos principais incentivadores para que o ensino de matemática se efetive como um processo emancipatório, que possa contribuir para que a sociedade humana exercite habilidades de compreensão e explicação da natureza e da cultura sob uma visão holística na qual Ciência, Educação, História, Arte, Religião e Filosofia se interconectam harmonicamente e possam dar sentido ao sentido de viver

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). 

Carlos Aldemir Farias da Silva, Universidade Federal do Pará

Carlos Aldemir Farias da Silva é professor do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Graduado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Realizou pesquisa sobre cultura e práticas sociais no Rio Grande do Norte com vistas a contribuir na formação de professores de matemática da educação básica como bolsista de pós-doutorado Junior CNPq (2013-2014). Membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (Núcleo GERA-UFPA). Editor adjunto da REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN). Editor da Revista EXPERIMENTART (UFPA). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Educação, atua principalmente nos seguintes temas: cultura, formação de professores dos anos iniciais, docência e diversidade, conhecimentos tradicionais, memória, histórias da tradição.

Citas

D’AMBROSIO, Ubiratan. Socio-cultural bases for mathematics education. Campinas: Unicamp, 1985.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Da Realidade à Ação. Reflexões sobre Educação e Matemática. Campinas: Summus Editorial, 1986.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. Arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Era da Consciência. 2. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 1997.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Publicado

2021-06-04

Métricas


Visualizações do artigo: 195     PDF (Português (Brasil)) downloads: 91

Cómo citar

MENDES, Iran Abreu; FARIAS DA SILVA, Carlos Aldemir. HOMENAGEM UBIRATAN D’AMBROSIO O MUNDO, A MATEMÁTICA E O PROFESSOR VISTOS POR UBIRATAN D’AMBROSIO. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 5–9, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/63. Acesso em: 3 abr. 2025.