LEONHARD EULER E SUA LETTRE XV PARA PRINCESA ALEMÃ UMA PROPOSTA DE UBP PARA O ENSINO MÉDIO ABORDANDO A TRANSVERSALIDADE ENTRE TEMAS
Keywords:
Ensino de matemática, Cartas científicas, Unidades Básicas de Problematização, Formação Inicial de ProfessoresAbstract
Os campos de estágios supervisionados somados às vivências proporcionadas pela participação no projeto Residência Pedagógica, o qual é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores que tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, serviram de cenário inicial para momentos formativos nos quais foi possível perceber a importância da prática pedagógica para a formação inicial de professores de matemática a partir do uso de Metodologias Ativas nas salas de aula. Ambas as experiências nos permitiram ter contato direto com o uso de fontes históricas nas aulas de matemática, mais especificamente com a exploração de uma obra escrita no século XVIII pelo matemático e físico Leonhard Paul Euler (1707 – 1783) denominada Lettres à une Princesse d’ Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie (Cartas a uma princesa da Alemanha sobre diversos temas de física e filosofia). A pesquisa inicial foi de cunho bibliográfico, momento no qual fizemos a leitura e seleção das cartas. A epistola escolhida para nossos objetivos foi a Lettre XV, dentre as 234 epistolas presentes na obra, pois a mesma apresentava elementos suficientes para que fossem desenvolvidas Unidades Básicas de Problematização (UBP) por meio de uma abordagem transversal de temas e conteúdos alcançados na referida Lettre XV. Por fim, concluímos que a produção de UBPs apresenta um grande potencial para ser trabalhado em sala de aula atingindo todos os níveis de ensino não se restringindo apenas aos conteúdos matemáticos, mas permitindo, segundo Miguel e Mendes (2010) uma abordagem indisciplinar na Educação Básica.
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais e ética. Brasília, DF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF, 1998.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da teoria à prática. Coleção Perspectivas em Educação Matemática - Campinas, SP: Papirus, 1996.
FARIAS, C. A. MENDES, I. A. Práticas Socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
MIGUEL, A. MENDES. I. A. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: ZDM Mathematics Education, n. 42, p. 381-392, 2010.
PEREIRA, D. E. Correspondências Científicas como uma relação didática entre História e Ensino de Matemática: O exemplo das Cartas de Euler a uma Princesa.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 119 PDF (Português (Brasil)) downloads: 137
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Ramon Gil, Daniele Esteves Pereira Smith
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.