PROBLEMA 48 DO PAPIRO DE RHIND: CÁLCULO DO NÚMERO π
Abstract
O tema abordado nesse artigo foi o número que possui grande relevância para as áreas de matemática, ciência e engenharia. Em especial, o Papiro de Rhind, livro matemático com 84 problemas e suas respectivas soluções. O problema 48 deste artefato histórico egípcio oferece uma abordagem acerca das áreas de figuras planas, a saber: (quadrado e círculo) e ainda, faz referência a . Deste modo, este trabalho tem como objetivo apresentar o problema 48 do Papiro de Rhind com base no cálculo do número . Além disso, apresentamos como resultado, atividade dinâmica com o Software GeoGebra, com a finalidade de possibilitar a prática docente enriquecedora e conectada com a História da Matemática e a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s. Portanto, ressaltamos que o GeoGebra desempenha um papel significativo no ensino e aprendizagem da matemática, permitindo explorar conceitos matemáticos de maneira interativa e dinâmica. Neste ínterim, as aulas tendem a ser mais investigativas e podem estimular a curiosidade dos alunos.
Downloads
References
AMBRÓSIO, U. D. A Interface entre História e Matemática: Uma Visão Histórico-Pedagógica. Revista História da Matemática para Professores, RHMP, Natal (RN), v. 7, n. 1, abr. 2021, e-ISSN: 2675-715X.
BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. A Investigação Científica em História da Matemática e suas relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Cortez, p.164-185, 2004.
BARROS, R. L; SA, P. F. Incrível História do Número π. Revista História da Matemática para Professores, Natal (RN) v.8, n.1, p1-11, 2022, e-ISSN: 2675-715X.
BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução de Elza F. Gomide. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1974.
CHACE, A. B, The Rhind Mathematical Papyrus, Vol 1, Mathematical Association of America, Oberlin, Ohio, U.SA, 1927.
COMETTI, M. A. Discutindo o Ensino de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias Variáveis: Contribuições do GeoGebra 3D para a Aprendizagem. Dissertação - (Mestrado Profissional em Educação Matemática) Universidade Federal de Ouro Preto. 193f. Ouro Preto, 2018.
COSTA, R. A. S. O Uso das Novas TIC’s e o GeoGebra no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. In: ARAÚJO, V. F. A educação enquanto fenômeno social: Propósitos econômicos, políticos e culturais, Àtica, 2023.
EVES, H. Introdução à História da Matemática, Tradução de Hygino H. Domingues. Campinas: Editora Unicamp, 2008.
FEITOSA, M. C.; AQUINO, A. A.; LAVOR, O. P. Ensino de retas e planos com auxílio do software GeoGebra 3D mobile. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 374–391, 2020.
GARBI, G. G. A Rainha das Ciências: Um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática, 5. Ed rev e ampl. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
GOMES, L. F. F.; PEREIRA, R. S. G. A descoberta do número pi: uma proposta de ensino para a rede básica. Revista Ciências & Ideias, v. 14, p. 1-11, 2023.
IFRAH, G. The Universal History of Number: From Prehistory the Invention of the computer. John Wiley $ Sons, 2000.
LARA, I. C. M. O Ensino da Matemática por meio da História da Matemática: Possíveis articulações com a Etnomatemática, VIDYA, v.33, n.2, p.51-62, 2013.
MARAGNON, M. D. O número π. PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Federal de Juiz de Fora, 66f. Juiz de Fora, 2017.
NASCIMENTO JUNIOR, E. C.; GALDINO, J. F.; PAULINO, O. F. As Contribuições Do Geogebra Como Ferramenta Auxiliar No Ensino E Aprendizagem De Cálculo Diferencial Em Uma Universidade Do Semi-Árido Potiguar. REVISTA FOCO, [S. l.], v. 17, n. 4, p. e4906, 2024.
OLIVEIRA, G. J. D. A Utilização do Cálculo Diferencial e Integral para estender os Cálculos de Áreas de Figuras Planas e Comprimento de Curvas no Plano. PROFMAT. Dissertação - (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) 95f. João Pessoa, 2013.
SILVA, I. C; PEREIRA, A.C.C. O Estudo de Fontes Históricas: O Caso do Problema 56 do Papiro de Rhind para o estudo de Pirâmides. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, São Paulo – SP, 13 a 16 d julho de 2016.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 25 PDF (Português (Brasil)) downloads: 10
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Josenildo Ferreira Galdino, Elivanio Carneiro do Nascimento Junior, Otavio Floriano Paulino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.