Aprendizagem significativa em matemática: contribuições da origem do pi nas medições do círculo

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa; Educação matemática; História da Matemática; Recursos tecnológicos.

Resumo

Este artigo abordou concepções acerca da aprendizagem significativa nas aulas de matemática. O objetivo deste estudo foi contribuir no ensino de matemática através de propostas de atividades destacando o contexto histórico da origem do número π (pi) e de conceitos como o comprimento da circunferência e a área do círculo idealizados por Arquimedes. A justificativa desse trabalho se dá através da inquietação acerca da memorização de fórmulas matemáticas por parte dos estudantes, sem a compreensão das ideias por detrás dos conceitos, ocasionada, muitas vezes, devido à forma como objetos de estudo são lecionados. A questão colocada é: como desenvolver uma aula em que os conhecimentos matemáticos tenham significado para os alunos? Refletir sobre a eficácia dos instrumentos como a História da Matemática e o uso da tecnologia nas aulas de matemática pode ser um caminho para se atingir a aprendizagem significativa nessa disciplina.

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Biografia do Autor

Mariana da Silva Soriano, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGEduCIMAT/UFRRJ. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Técnica em Informática pelo CEO. Atua como Professora de Matemática na rede privada de ensino. Membro do Projeto de Educação Tutorial Matemática e Meio Ambiente - UFRRJ durante os anos de 2020/2021. Atuou como Diretora de Comunicação do Diretório Acadêmico Mercedes Pertsew, também conhecido como Diretório Acadêmico da Matemática - UFRRJ. Atuou como Representante Estudantil do Curso de Graduação em Matemática no Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Crítica, Tecnologia no Ensino da Matemática e Criação de materiais didáticos para o Ensino de Matemática. Atuou no ano de 2017/2018 e 2019 como bolsista, pela CAPES, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Matemática UFRRJ. Além de atuar no ano de 2018 como residente, pela CAPES, no Programa de Residência Pedagógica.

Márcio de Albuquerque Vianna, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui licenciatura em Matemática, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (2001) e doutorado pelo PPGCTIA (Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) da UFRRJ em convênio binacional com a UNRC (Universidade Nacional de Rio Cuarto - Argentina) na área de concentração Políticas Públicas Comparadas (2017). Atualmente é professor Adjunto IV na área de Educação Matemática do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). É pesquisador associado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT); é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da UFRRJ. Foi bolsista da CAPES-OBEDUC para a produção de Materiais Curriculares Educativos Online e bolsista como pesquisador e extensionista do projeto do CNPq pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário como Assessor Territorial de Gestão Social do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) do Território Rural da Baía da Ilha Grande-RJ. É membro diretor do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática) desde 2011 e coordena/lidera o GEtCiMat (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnociências e Etnomatemática) da UFRRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: etnomatemática e etnociência, formação de professores, educação matemática, agricultura familiar, gestão social, avaliação de articulações de atores no território, teorias críticas e cultura popular.

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Publicado

2022-07-08
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Como Citar

SORIANO, Mariana da Silva; VIANNA, Márcio de Albuquerque. Aprendizagem significativa em matemática: contribuições da origem do pi nas medições do círculo . Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/87. Acesso em: 2 maio. 2024.

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