A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA QUESTÕES METODOLÓGICAS E POLÍTICAS E REFLEXOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Ubiratan D'Ambrosio Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Resumo

O ensino da matemática está subordinado aos objetivos maiores da educação, que é uma das estratégias das sociedades para reprodução e reconstrução. Como toda reflexão teórica, supõe-se a aceitação dessa subordinação e dos objetivos maiores da educação. Vou explicitar aqueles que servem de base para as minhas reflexões. O que vem a ser a sociedade? Conceituo SOCIEDADE como um agregado de indivíduos (todos diferentes) vivendo num determinado tempo e espaço, compartilhando valores, normas de comportamento e estilos de conhecimento, isto é, cultura, e empenhados em ações comuns. Não se pode retirar a individualidade de cada elemento da sociedade, mas para se ter uma sociedade é necessário que os indivíduos tenham comportamentos e conhecimentos acordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratan D'Ambrosio, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1955) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963). É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo/UNIAN. É também Professor Credenciado dos Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Educação Faculdade de Educação/FE da Universidade de São Paulo/USP e em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares.

Downloads

Publicado

2021-06-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 654
  • PDF downloads: 527

Como Citar

D'AMBROSIO, Ubiratan. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA QUESTÕES METODOLÓGICAS E POLÍTICAS E REFLEXOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 26–40, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/66. Acesso em: 2 maio. 2024.