PROBLEMA 48 DO PAPIRO DE RHIND: CÁLCULO DO NÚMERO π
Resumo
O tema abordado nesse artigo foi o número que possui grande relevância para as áreas de matemática, ciência e engenharia. Em especial, o Papiro de Rhind, livro matemático com 84 problemas e suas respectivas soluções. O problema 48 deste artefato histórico egípcio oferece uma abordagem acerca das áreas de figuras planas, a saber: (quadrado e círculo) e ainda, faz referência a . Deste modo, este trabalho tem como objetivo apresentar o problema 48 do Papiro de Rhind com base no cálculo do número . Além disso, apresentamos como resultado, atividade dinâmica com o Software GeoGebra, com a finalidade de possibilitar a prática docente enriquecedora e conectada com a História da Matemática e a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s. Portanto, ressaltamos que o GeoGebra desempenha um papel significativo no ensino e aprendizagem da matemática, permitindo explorar conceitos matemáticos de maneira interativa e dinâmica. Neste ínterim, as aulas tendem a ser mais investigativas e podem estimular a curiosidade dos alunos.
Downloads
Referências
AMBRÓSIO, U. D. A Interface entre História e Matemática: Uma Visão Histórico-Pedagógica. Revista História da Matemática para Professores, RHMP, Natal (RN), v. 7, n. 1, abr. 2021, e-ISSN: 2675-715X.
BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. A Investigação Científica em História da Matemática e suas relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Cortez, p.164-185, 2004.
BARROS, R. L; SA, P. F. Incrível História do Número π. Revista História da Matemática para Professores, Natal (RN) v.8, n.1, p1-11, 2022, e-ISSN: 2675-715X.
BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução de Elza F. Gomide. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1974.
CHACE, A. B, The Rhind Mathematical Papyrus, Vol 1, Mathematical Association of America, Oberlin, Ohio, U.SA, 1927.
COMETTI, M. A. Discutindo o Ensino de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias Variáveis: Contribuições do GeoGebra 3D para a Aprendizagem. Dissertação - (Mestrado Profissional em Educação Matemática) Universidade Federal de Ouro Preto. 193f. Ouro Preto, 2018.
COSTA, R. A. S. O Uso das Novas TIC’s e o GeoGebra no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. In: ARAÚJO, V. F. A educação enquanto fenômeno social: Propósitos econômicos, políticos e culturais, Àtica, 2023.
EVES, H. Introdução à História da Matemática, Tradução de Hygino H. Domingues. Campinas: Editora Unicamp, 2008.
FEITOSA, M. C.; AQUINO, A. A.; LAVOR, O. P. Ensino de retas e planos com auxílio do software GeoGebra 3D mobile. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 374–391, 2020.
GARBI, G. G. A Rainha das Ciências: Um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática, 5. Ed rev e ampl. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
GOMES, L. F. F.; PEREIRA, R. S. G. A descoberta do número pi: uma proposta de ensino para a rede básica. Revista Ciências & Ideias, v. 14, p. 1-11, 2023.
IFRAH, G. The Universal History of Number: From Prehistory the Invention of the computer. John Wiley $ Sons, 2000.
LARA, I. C. M. O Ensino da Matemática por meio da História da Matemática: Possíveis articulações com a Etnomatemática, VIDYA, v.33, n.2, p.51-62, 2013.
MARAGNON, M. D. O número π. PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Federal de Juiz de Fora, 66f. Juiz de Fora, 2017.
NASCIMENTO JUNIOR, E. C.; GALDINO, J. F.; PAULINO, O. F. As Contribuições Do Geogebra Como Ferramenta Auxiliar No Ensino E Aprendizagem De Cálculo Diferencial Em Uma Universidade Do Semi-Árido Potiguar. REVISTA FOCO, [S. l.], v. 17, n. 4, p. e4906, 2024.
OLIVEIRA, G. J. D. A Utilização do Cálculo Diferencial e Integral para estender os Cálculos de Áreas de Figuras Planas e Comprimento de Curvas no Plano. PROFMAT. Dissertação - (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) 95f. João Pessoa, 2013.
SILVA, I. C; PEREIRA, A.C.C. O Estudo de Fontes Históricas: O Caso do Problema 56 do Papiro de Rhind para o estudo de Pirâmides. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, São Paulo – SP, 13 a 16 d julho de 2016.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 25 PDF downloads: 10
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Josenildo Ferreira Galdino, Elivanio Carneiro do Nascimento Junior, Otavio Floriano Paulino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.