PROBLEMA 48 DO PAPIRO DE RHIND: CÁLCULO DO NÚMERO π

Autores

Resumo

O tema abordado nesse artigo foi o número  que possui grande relevância para as áreas de matemática, ciência e engenharia. Em especial, o Papiro de Rhind, livro matemático com 84 problemas e suas respectivas soluções. O problema 48 deste artefato histórico egípcio oferece uma abordagem acerca das áreas de figuras planas, a saber: (quadrado e círculo) e ainda, faz referência a . Deste modo, este trabalho tem como objetivo apresentar o problema 48 do Papiro de Rhind com base no cálculo do número . Além disso, apresentamos como resultado, atividade dinâmica com o Software GeoGebra, com a finalidade de possibilitar a prática docente enriquecedora e conectada com a História da Matemática e a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s. Portanto, ressaltamos que o GeoGebra desempenha um papel significativo no ensino e aprendizagem da matemática, permitindo explorar conceitos matemáticos de maneira interativa e dinâmica. Neste ínterim, as aulas tendem a ser mais investigativas e podem estimular a curiosidade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josenildo Ferreira Galdino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Possui Doutorado em Meteorologia pela UFCG (2020), Mestrado em Engenharia Elétrica pela UFCG (2012) Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2011), Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Desde 2013 é professor efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA no campus Pau dos Ferros. Atua nas seguintes áreas: Ensino de Matemática, formação docente e Tecnologias de Informação e Comunicação.e-mail: josenildo.galdino@ufersa.edu.br

Elivanio Carneiro do Nascimento Junior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Bacharel em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com Láurea acadêmica.

Otavio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), especialização em matemática pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Realizou pós-doutorado na área de Telecomunicações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outro na área de Ensino na Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações. Tem atuado nos seguintes temas: equações diferencias especiais, ensino de física e de matemática, formação docente, tecnologias de informação e comunicação e metodologias de ensino e aprendizagem.

Referências

AMBRÓSIO, U. D. A Interface entre História e Matemática: Uma Visão Histórico-Pedagógica. Revista História da Matemática para Professores, RHMP, Natal (RN), v. 7, n. 1, abr. 2021, e-ISSN: 2675-715X.

BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. A Investigação Científica em História da Matemática e suas relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Cortez, p.164-185, 2004.

BARROS, R. L; SA, P. F. Incrível História do Número π. Revista História da Matemática para Professores, Natal (RN) v.8, n.1, p1-11, 2022, e-ISSN: 2675-715X.

BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução de Elza F. Gomide. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1974.

CHACE, A. B, The Rhind Mathematical Papyrus, Vol 1, Mathematical Association of America, Oberlin, Ohio, U.SA, 1927.

COMETTI, M. A. Discutindo o Ensino de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias Variáveis: Contribuições do GeoGebra 3D para a Aprendizagem. Dissertação - (Mestrado Profissional em Educação Matemática) Universidade Federal de Ouro Preto. 193f. Ouro Preto, 2018.

COSTA, R. A. S. O Uso das Novas TIC’s e o GeoGebra no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. In: ARAÚJO, V. F. A educação enquanto fenômeno social: Propósitos econômicos, políticos e culturais, Àtica, 2023.

EVES, H. Introdução à História da Matemática, Tradução de Hygino H. Domingues. Campinas: Editora Unicamp, 2008.

FEITOSA, M. C.; AQUINO, A. A.; LAVOR, O. P. Ensino de retas e planos com auxílio do software GeoGebra 3D mobile. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 374–391, 2020.

GARBI, G. G. A Rainha das Ciências: Um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática, 5. Ed rev e ampl. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

GOMES, L. F. F.; PEREIRA, R. S. G. A descoberta do número pi: uma proposta de ensino para a rede básica. Revista Ciências & Ideias, v. 14, p. 1-11, 2023.

IFRAH, G. The Universal History of Number: From Prehistory the Invention of the computer. John Wiley $ Sons, 2000.

LARA, I. C. M. O Ensino da Matemática por meio da História da Matemática: Possíveis articulações com a Etnomatemática, VIDYA, v.33, n.2, p.51-62, 2013.

MARAGNON, M. D. O número π. PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Federal de Juiz de Fora, 66f. Juiz de Fora, 2017.

NASCIMENTO JUNIOR, E. C.; GALDINO, J. F.; PAULINO, O. F. As Contribuições Do Geogebra Como Ferramenta Auxiliar No Ensino E Aprendizagem De Cálculo Diferencial Em Uma Universidade Do Semi-Árido Potiguar. REVISTA FOCO, [S. l.], v. 17, n. 4, p. e4906, 2024.

OLIVEIRA, G. J. D. A Utilização do Cálculo Diferencial e Integral para estender os Cálculos de Áreas de Figuras Planas e Comprimento de Curvas no Plano. PROFMAT. Dissertação - (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) 95f. João Pessoa, 2013.

SILVA, I. C; PEREIRA, A.C.C. O Estudo de Fontes Históricas: O Caso do Problema 56 do Papiro de Rhind para o estudo de Pirâmides. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, São Paulo – SP, 13 a 16 d julho de 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 25     PDF downloads: 10

Como Citar

GALDINO, Josenildo Ferreira; ELIVANIO CARNEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR; OTAVIO FLORIANO PAULINO. PROBLEMA 48 DO PAPIRO DE RHIND: CÁLCULO DO NÚMERO π. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–10, 2024. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/118. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Histórias da Matemática