HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO: SOBRE A COMPREENSÃO DO VOLUME DA ESFERA COM ARQUIMEDES
Palavras-chave:
Volume, Esfera, Geometria Espacial, História da Matemática no EnsinoResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo construir junto aos alunos do ensino médio o fato de que o volume da esfera depende única e exclusivamente da medida do seu raio, usando a História da Matemática como um recurso metodológico. Tendo em vista que a formalização deste resultado é pouco explorada pelos professores da educação básica, as contribuições de Arquimedes são levadas para a sala de aula com o intuito de facilitar o ensino e a aprendizagem deste tópico. Acreditamos que a metodologia escolhida permite aumentar o capital cultural e matemático dos alunos e dos professores, além de apontar para outras a relações envolvendo diferentes conteúdos Matemáticos diferentes da geometria.
Downloads
Referências
CHAQUIAM, M. Histórias e Matemáticas em sala de aula, contextos textos e atividades. Série História da Matemática no Ensino da Matemática. Vol.2. São Paulo: LF Editorial, 2023.
DANTE, L. R e VIANA, F. Matemática em Contextos. São Paulo: Ática, 1ª Edição, 2020.
SILVA, E. M. da, SAITO, O. H., & MATTOS, S. G. de. Determinando o volume do Sólido de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) por meio do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 8(2), 044–061, 2019.
SIMMONS, G. F.Cálculo com Geometria Analítica. New York: Pearson, 1ª Edição, 1993.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 36 PDF downloads: 54
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel Felipe Neves Martins, Diego Tranjan Viug, Raphael Martins Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.