JOGOS MANCALA: CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL E POTENCIALIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Authors

Keywords:

Jogos Mancala, História da Matemática, Cultura Africana e Afro-brasileira

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo investigar o contexto de desenvolvimento dos jogos Mancala e os conhecimentos de natureza matemática que envolvem a sua prática, de modo a refletir sobre suas potencialidades no ensino da matemática. Para isso, adotamos uma metodologia de pesquisa qualitativa, com procedimentos bibliográficos, de modo que, por meio da seleção de fontes bibliográficas sobre os jogos Mancala, desenvolveram-se reflexões acerca dos dados relevantes para a compreensão do contexto histórico e da matemática presente no Mancala. Considera-se pertinente a compreensão do contexto histórico-cultural, visto que o surgimento do Mancala e sua expansão está relacionado aos movimentos migratórios no continente africano e ao comércio escravista nos demais continentes. Além disso, por estar vinculado a rituais e práticas sociais, colaboram para o resgate da história de nossos antepassados e da matemática manifestada pela afrodescendência brasileira. Também foram apresentadas as normas que regem a maior parte das variações do Mancala e conhecimentos matemáticos presentes ao longo das partidas. Por tratar-se de um jogo, a sua prática está entrelaçada às habilidades matemáticas, como o cálculo mental, o raciocínio lógico matemático, a estratégia e operações matemáticas. Portanto, como resultado, percebe-se a relevância da utilização dos jogos Mancala, assim como, de sua história e contexto cultural para promover o ensino da matemática.

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Author Biographies

Giselle Costa de Sousa, Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN)

ORCID: 0000-0003-0213-4179 (https://orcid.org/0000-0003-0213-4179); Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte (RN), Brasil. E-mail: giselle.sousa@ufrn.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1300121866958282

Vitória Lima Quaresma, Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licencianda em Matemática pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN).

Emily Camille Cavalcanti de Souza , Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciando em Matemática pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ian Carlos Dantas de Azevedo , Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciando em Matemática pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Published

2024-12-09

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How to Cite

COSTA DE SOUSA, Giselle; LIMA QUARESMA, Vitória; CAVALCANTI DE SOUZA , Emily Camille; AZEVEDO , Ian Carlos Dantas de. JOGOS MANCALA: CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL E POTENCIALIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–10, 2024. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/123. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Histórias da Matemática