LUZ, CÂMERA, AÇÃO: EM CENA – ARTES MATEMÁTICAS, CIÊNCIAS E TÉCNICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA SETECENTISTA (1750-1800)

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Amazônia, Comissão Demarcadora

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a obra de Iran de Abreu Mendes, intitulada “Artes Matemáticas, Ciências e Técnicas na Amazônia do século XVIII: entre práticas socioculturais em cenários integrados”, publicada pela Editora Offset, em 2022, onde o autor busca evidenciar a participação de profissionais membros da Comissão Demarcadora dos limites entre os domínios lusos e castelhanos aqui na América, ressaltando suas artes, saberes, técnicas e práticas, por meio de documentos, personagens e do próprio acervo da Comissão. Por fim, Mendes desenvolve uma proposta de atividade investigativa pautada na transversalidade, envolvendo Arte, Arquitetura e Matemática na Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge da Silva Melo, Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Especialista em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Matemática, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Pedagogia e Educação Especial, ambos pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Atualmente é docente do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM) – Unidade Manhuaçu e do Centro Educacional de Manhuaçu. Atua também, como Secretário Escolar na Escola Estadual de Educação Especial Pearl White Slaib Fadlala. Suas principais pesquisas se voltam para a História da Educação Matemática, História da Matemática e Ensino de Matemática na Educação Básica. É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). É autor de livros e possui artigos em periódicos e anais de eventos científicos.

Referências

D’AMBROSIO, U. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e na Educação Matemática. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.14 n.3, pp. 336-347, 2012.

MENDES, I. A. Artes matemáticas, ciências e técnicas na Amazônia do Século XVIII: entre práticas socioculturais em cenários integrados. 1. ed. Natal: Editora Offset, 2022. v. 1. 469p.

Downloads

Publicado

2023-12-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 77
  • PDF downloads: 21

Como Citar

DA SILVA MELO, Jorge. LUZ, CÂMERA, AÇÃO: EM CENA – ARTES MATEMÁTICAS, CIÊNCIAS E TÉCNICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA SETECENTISTA (1750-1800). Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 1–6, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/98. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Merece ser lido, visto, divulgado