LUZ, CÂMERA, AÇÃO: EM CENA – ARTES MATEMÁTICAS, CIÊNCIAS E TÉCNICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA SETECENTISTA (1750-1800)
Palavras-chave:
História da Matemática, Amazônia, Comissão DemarcadoraResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a obra de Iran Abreu Mendes, intitulada “Artes Matemáticas, Ciências e Técnicas na Amazônia do século XVIII: entre práticas socioculturais em cenários integrados”, publicada pela Editora Offset, em 2022, onde o autor busca evidenciar a participação de profissionais membros da Comissão Demarcadora dos limites entre os domínios lusos e castelhanos aqui na América, ressaltando suas artes, saberes, técnicas e práticas, por meio de documentos, personagens e do próprio acervo da Comissão. Por fim, Mendes desenvolve uma proposta de atividade investigativa pautada na transversalidade, envolvendo Arte, Arquitetura e Matemática na Amazônia.
Downloads
Referências
D’AMBROSIO, U. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e na Educação Matemática. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.14 n.3, pp. 336-347, 2012.
MENDES, I. A. Artes matemáticas, ciências e técnicas na Amazônia do Século XVIII: entre práticas socioculturais em cenários integrados. 1. ed. Natal: Editora Offset, 2022. v. 1. 469p.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 226 PDF downloads: 85
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jorge da Silva Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.