Diversidade de saberes e história da matemática em sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Sistemas de numeração, Ecologia dos saberes, Sala de aula

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma breve reflexão sobre como a perspectiva social, cultural e histórica da matemática pode ser abordado em sala de aula demonstrando que há diversidade de sistemas de contagem com características diferentes de maneira a contribuir com a construção de conhecimentos matemáticos dos estudantes. Deste modo, esperamos contribuir para que a matemática seja apresentada de maneira mais humana e criativa para os estudantes da educação básica possibilitando uma forma diferente de se relacionar com esta ciência. Para isso, apresentamos alguns sistemas de numeração e uma reflexão que visa demonstrar que diversas culturas e povos desenvolveram seus sistemas de contagem com características diferentes e que, ao serem discutidas em sala de aula podem trazer reflexões sobre os conteúdos matemáticos que estão sendo ensinados.

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Biografia do Autor

Zaqueu Vieira Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Possui pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC (2018-2020), doutorado em Educação Matemática pela UNESP (2015) com estágio de pesquisa na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2014), mestrado também em Educação Matemática pela UNESP (2011), graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pela USP (2009) e foi bolsista FAPESP (2008-2015) e PNPD-CAPES (2018-2020). Foi professor contratado da Faculdade de Educação da USP (2015-2017 e 2018-2021), do SESI-SP (2018), da UNIVESP (2019), professor visitante na UNILA (2021-2023). e esteve no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017) para realização de estágio de pesquisa. Os seus projetos de pesquisa têm como foco a História das Ciências, História da Matemática e História da Astronomia nos séculos XVI e XVII, assim como suas relações com o Ensino de Ciências e de Matemática. É membro do Grupo de Pesquisa em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC) da UFABC e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) da FE-USP.

Agatha Carvalho de Lima, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação Científica, Matemática e Tecnológica pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pedagoga também pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora, pesquisadora, curiosa da área de educação matemática. Tendo concluído Ensino Médio em uma Escola Técnica Estadual, fui a primeira de minha família a alcançar o Ensino Superior. A educação me transformou em uma ferramenta para novas transformações.

Vanessa Lacerda Tarouco, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2012) e mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atuou como professora na rede privada de ensino em Cuiabá nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2017. Foi professora substituta na UFMT no período de março de 2018 à março de 2020, atuando no curso de Pedagogia com a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática e em cursos de licenciatura com a disciplina de Didática Geral e Organização e Funcionamento da Educação Básica. Ao longo de 2019 participou do Projeto de Extensão "A Matemática pela via da ludicidade". Atualmente é professora da rede municipal de Cuiabá, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática dos Anos Iniciais - GRUPEMAI e membro do Observatório da Educação Básica em Mato Grosso.

Bianca Laís Schrippe, Sem instituição

Graduanda do Curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), desde 2017. Aluna por dois períodos do Curso de Licenciatura em Matemática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá, desde 2016 e bolsista do projeto Socialização de saberes científicos das ciências exatas no contexto da comunidade local e regional, no ano citado. Técnica em design de interiores, pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), desde 2015.

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2023-01-13
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Como Citar

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; LIMA, Agatha Carvalho de; TAROUCO, Vanessa Lacerda; SCHRIPPE, Bianca Laís. Diversidade de saberes e história da matemática em sala de aula. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/92. Acesso em: 2 maio. 2024.