NÚMEROS FIGURAIS GREGOS: O CASO DOS TRIANGULARES QUADRADOS E SUA RECORRENCIA

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática., Números figurais., Números triangulares-quadrados., Professor.

Resumo

Os antigos gregos possuem uma ampla tradição na formulação das primeiras ideias matemáticas em torno dos números figurais. Nesses termos, registramos trabalhos que introduziram propriedades e identidades matemáticas inesperadas envolvendo números figurais. Por outro lado, passados alguns séculos, um processo evolutivo e irrefreável da Matemática pode ser observado, na medida em que surge o interesse pelo comportamento de certa classe de números com um comportamento híbrido. Diante desse cenário, o presente trabalho aborda algumas propriedades sobre os números triangulares-quadrados que, de modo natural, surgem a partir dos números triangulares e dos números quadrados. Assim, ao indicar determinadas propriedades importantes, coloca em evidência a formulação de sua recorrência por certos autores, fato que, de modo particular, transmite ao professor de Matemática, um caráter evolutivo dos conceitos e dos objetos, a partir de um viés histórico.

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Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2026). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE (2017 - 2023). Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC (2013 - 2021). Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). no período de 2015/2020 e Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education e International Electronic Journal of Mathematics Education. Membro (Editorial Board) da revista CONTEMPORARY MATHEMATICS AND SCIENCE EDUCATION. Membro do conselho editorial Revista Prática Docente. Parecerista de projetos para a Chamada CNPqN 09/2020, Chamada CNPq N 4/2021, Chamada CNPq N 9/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ. Participou da coordenação e implantação do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecologia do Estado do Ceará. Coordenador do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE (2022 - ). Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2021/2022), designado mediante a Resolução n 48/2021. Membro titular do Conselho Editorial da Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - EDIFCE (2021/2022). Membro da Comissão Responsável Pela Criação de Regulamento do Portal de Periódicos do IFCE. Avaliador externo de projetos de pesquisa do Doutorado (profissional) em Didática de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) - Portugal. Editor-chefe da Revista Ensino em Debate (REDE) é o periódico oficial vinculado ao Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e do Programa de Mestrado de Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE).

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Publicado

2024-12-07

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Como Citar

ALVES, Francisco Regis Vieira. NÚMEROS FIGURAIS GREGOS: O CASO DOS TRIANGULARES QUADRADOS E SUA RECORRENCIA. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–12, 2024. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/119. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Histórias da Matemática