A DIVISÃO DE POLINÔMIOS POR AL-SAMAW’AL

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Palavras-chave:

Álgebra Árabe Medieval, Atividades Para Sala de Aula, Fatoração

Resumo

Como parte de amplo projeto explorando episódios da História da Matemática para uso didático-pedagógico, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o dispositivo de Abu Nasr al-Samaw’al para divisão de polinômios, além de tecer recomendações para sua utilização em aulas de Matemática interligando saberes computacionais. Em particular, com o intuito de fomentar a aprendizagem de temas da Matemática em nível básico, o episódio histórico escolhido perpassa pela consolidação dos estudos dos polinômios durante o Império Islâmico Medieval, fato primordial para o surgimento e a consolidação de trabalhos sobre equações algébricas para a solução de problemas de observações astronômicas, de medição de terras, de partilha de heranças, dentre outros problemas práticos da sociedade da época.

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Biografia do Autor

Severino Carlos Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994). Especialista em Educação de Jovens e Adultos - CEFET/UFRN (2007). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UFRN (2011). Doutor em Educação - UFRN (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte com especial interesse nas áreas de ensino e pesquisa envolvendo os seguintes temas: Teorias de Aprendizagem em Educação Matemática; História da Matemática na Antiga Mesopotâmia e no Império Islâmico Medieval.

Referências

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Publicado

2023-12-31
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Como Citar

GOMES, Severino Carlos. A DIVISÃO DE POLINÔMIOS POR AL-SAMAW’AL. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/102. Acesso em: 2 maio. 2024.

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