https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/issue/feedRevista História da Matemática para Professores2023-12-31T06:54:09-03:00Bernadetesbhmat.rhmp@gmail.comOpen Journal Systemshttps://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/101NAVEGANDO POR UM PANORAMA HISTÓRICO SOBRE LOGARITMOS2023-12-31T06:54:09-03:00Andressa Gomes dos Santosandressagomes009@gmail.com<p>O desenvolvimento dos logaritmos ocorreu conforme a necessidade humana de resolver com mais agilidade cálculos extensos. Com isso, John Napier (1550-1617) em colaboração de Henry Briggs (1561-1630) estudaram logaritmos na base dez, posteriormente utilizados por Edmund Gunter (1581-1626) para elaborar a escala dos números. Considerando essa escala como artefato histórico, objetiva-se propor uma atividade sobre a propriedade de multiplicação dos logaritmos utilizando a escala dos números. Para isso, utilizou-se fundamentos da Teoria da Objetivação – TO para o desenvolvimento da atividade, resultando em uma proposta que mobiliza elementos básicos de logaritmo findando em uma sistematização matemática sobre a propriedade do logaritmo de um produto. Conclui-se que a atividade se estabelece como uma opção para que o professor de matemática possa mobilizar conceitos associados aos logaritmos, especialmente à propriedade da multiplicação de logaritmos de mesma base com o potencial de ser ampliada para abordar outros elementos voltados a esse assunto matemático.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista História da Matemática para Professoreshttps://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/102A DIVISÃO DE POLINÔMIOS POR AL-SAMAW’AL2023-12-28T11:07:12-03:00Severino Carlos Gomesseverocarlosgomes@gmail.com<div> <p class="paragraph">Como parte de amplo projeto explorando episódios da História da Matemática para uso didático-pedagógico, o presente trabalho tem como objetivo <span class="normaltextrun">apresentar o dispositivo de Abu Nasr al-Samaw’al para divisão de polinômios, além de tecer recomendações para sua utilização em aulas de Matemática interligando saberes computacionais. Em particular, com o intuito de fomentar a aprendizagem de temas da Matemática em nível básico, o episódio histórico escolhido perpassa pela consolidação dos estudos dos polinômios durante o Império Islâmico Medieval, fato primordial para o surgimento e a consolidação de trabalhos sobre equações algébricas para a solução de problemas de observações astronômicas, de medição de terras, de partilha de heranças, dentre outros problemas práticos da sociedade da época. </span></p> </div>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista História da Matemática para Professoreshttps://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/99REALIZANDO MULTIPLICAÇÕES POR MEIO DAS DUAS RÉGUAS PARA CÁLCULO DE WILLIAM OUGHTRED: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE2023-07-09T18:47:04-03:00Amanda Cardoso Benicio de Limacardoso.lima@aluno.uece.brKawoana da Costa Soareskawoana.costa@aluno.uece.brAna Carolina Costa Pereiracarolina.pereira@uece.br<p>Mediante as diversas pesquisas que veem sendo desenvolvidas no cenário acadêmico, no que tange a História da Matemática ressalta-se a busca por recursos provenientes da história que possam se tornar aparatos didáticos e assim contribuir para o ensino de algum conteúdo matemático. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade utilizando as Duas Réguas para Cálculo, um instrumento matemático do século XVII criado por William Oughtred (1574-1660), por meio de uma prática laboratorial. Para que haja a completa compreensão do que se trata a prática proposta, o artigo apresenta um percurso contendo introdução, apresentação sobre o instrumento matemático e seu manuseio, a fim de ao longo da prática laboratorial seja realizado uma reflexão acerca do algoritmo tradicional de multiplicação com o método de multiplicação empregado por William Oughtred com seu instrumento. Dessa forma, propõe-se que haja a incorporação das Duas Réguas para Cálculo no ensino básico ou mesmo na formação inicial e continuada de professores de Matemática, uma vez que pode ser considerado como uma possível contribuição para a ressignificação do conceito de multiplicação.</p>2023-07-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista História da Matemática para Professoreshttps://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/105UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ENVOLVENDO O TABULEIRO DE XADREZ DE JOHN NAPIER PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO 2023-12-30T11:29:27-03:00Jeniffer Pires de Almeidajeniffer.almeida@aluno.uece.brPedro Henrique Sales Ribeirohenrique.ribeiro@aluno.uece.brAna Carolina Costa Pereiracarolina.pereira@uece.br<p>Esse artigo é uma sugestão para a sala de aula da Educação Básica e tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino da operação de multiplicação por meio da história da matemática. Em particular, é apresentado o instrumento de cálculo do século XVII intitulado Tabuleiro de Xadrez proposto no tratado <em>Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula...</em> (1617) de John Napier (1550 – 1617). Este instrumento de cálculo é baseado no método da Aritmética de Localização que realiza operações matemáticas a partir do movimento das peças sobre números dispostos no Tabuleiro. Ele possui potencialidades didáticas que podem ser exploradas nas aulas de matemática da Educação Básica, principalmente devido sua essência lúdica, sendo comparado a um jogo. Dessa forma, considera-se um excelente recurso histórico para adentrar o ensino de Matemática.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista História da Matemática para Professoreshttps://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/98LUZ, CÂMERA, AÇÃO: EM CENA – ARTES MATEMÁTICAS, CIÊNCIAS E TÉCNICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA SETECENTISTA (1750-1800)2023-06-17T10:30:50-03:00Jorge da Silva Melojorge.melo@educacao.mg.gov.br<p>O presente artigo tem por objetivo apresentar a obra de Iran de Abreu Mendes, intitulada “Artes Matemáticas, Ciências e Técnicas na Amazônia do século XVIII: entre práticas socioculturais em cenários integrados”, publicada pela Editora Offset, em 2022, onde o autor busca evidenciar a participação de profissionais membros da Comissão Demarcadora dos limites entre os domínios lusos e castelhanos aqui na América, ressaltando suas artes, saberes, técnicas e práticas, por meio de documentos, personagens e do próprio acervo da Comissão. Por fim, Mendes desenvolve uma proposta de atividade investigativa pautada na transversalidade, envolvendo Arte, Arquitetura e Matemática na Amazônia.</p>2023-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista História da Matemática para Professores